-
Arquitetos: Opsis Architecture
- Área: 1858 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Christian Columbres, Rick Keating
-
Fabricantes: Lutron, Activar Inc. , Acuity Brands, Ash Grove Cement Company, Astrodyne, Bell Hardware of Portland, Building Material Specialties, CalPortland, Coravent, Cudahy Lumber Company, D&L Supply Co. , El Creek Forest Products , Encore Plumbing, Formations, GTS Interior Supply, Gast Manufacturing, Inc., General Sheet Metal, Georgia-Pacific, Interface, Jasco Inc. , +27
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata-se de um centro regional de aprendizado ambiental que visa inspirar os visitantes a criarem um mundo diversificado e resiliente. O tema central “Pequenas Coisas Importam” guia os 1,6 milhão de visitantes anuais do zoológico por meio de exposições interativas que demonstram como as ações diárias de um indivíduo podem fazer a diferença na manutenção de um planeta saudável. A instalação contém um espaço de exposição interativa, zoológico de insetos, café, espaço multiuso para reuniões, salas de aula, laboratório de ciências ambientais e uma nova estação ferroviária do zoológico.
O projeto foi implantado de forma à definir uma grande praça no extremo oeste do zoológico. As formas curvas radiantes dos volumes de exposições e salas de aula são uma consequência da geometria restrita do local definida por uma área de desembarque na entrada, pela ferrovia do zoológico, pelo caminho de pedestres principal e pela encosta íngreme adjacente. Inspirada na natureza circular tecida em um ninho de pássaro, a arquitetura orgânica resultante cria uma relação entrelaçada entre espaços internos e externos que se misturam à paisagem do zoológico e às exposições. A ampla cobertura de entrada em balanço atrai os visitantes para as exibições interativas do lobby, para a exposição de insetos e espaço de eventos.
O espaço interpretativo NESt (Nature Exploration Station) composto por madeira trançada e elementos de aço é inspirado nos ninhos de pequenos animais para criar abrigo e ordem no ambiente. O desenho para a exposição foi um processo integrado entre o cliente, arquitetos e equipes de design interpretativo, no qual o conteúdo se tornou a base para as formas e expressões arquitetônicas. A exposição apresenta as histórias de conservacionistas locais e acesso ao zoológico de insetos – o menor dos animais com alguns dos maiores impactos no ecossistema. O hall oferece um importante espaço de encontro para os parceiros da comunidade e é divisível em salas de aula com acesso direto às exposições do zoológico.
A arquitetura orgânica do Centro Educacional cria uma relação entrelaçada entre espaços internos e externos que combina o ambiente construído e o natural. Os espaços estão conectados com um ambiente exterior visível destinado à aprendizagem, interação, imaginação e brincadeira.
Homenageado com um prêmio AIA COTE Top Ten, o Centro Educacional, de classificação LEED Platinum, é uma edificação que ensina, exibindo estratégias inovadoras de energia zero e design sustentável, como a ampla matriz fotovoltaica na cobertura, jardins de chuva que limpam águas pluviais antes de serem reutilizadas em banheiros e iluminação confortável com janelas de vidro frisado. Como um espaço para aprendizagem e exploração sustentáveis, o Centro de Educação exemplifica a missão do zoológico de promover o bem-estar animal, alfabetização e proteção ambiental dentro da comunidade.